domingo, 24 de abril de 2011

ALUNOS OU BANDIDOS? DE QUEM É A CULPA?

Atualmente vivemos no Brasil uma grande confusão que aumentou com o advento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Queremos tratar algumas crianças e adolescentes que na verdade são bandidos e marginais como crianças e adolescentes. Temos sempre políticos defendendo estes pequenos bandidos que desde cedo aprendem o que é impunidade, o que é nossa legislação penal, e que sempre, sempre mesmo vão haver os que defendem seus interesses, mesmo que estes interesses sejam só roubar, matar, estuprar.

Há algumas semanas no Guará-DF tivemos mais uma demonstração de que os valores estão cada vez mais equivocados. No Centro Educacional 04 vários alunos, aproximadamente 29 crianças, agrediram policiais, ameaçaram professores e corpo administrativo do colégio chegando ao ponto da diretora se refugiar na residência de um morador que mora perto do colégio. 

Depois do acontecido, houve uma reunião entre segurança pública, Vara da infância, Secretaria da Criança, Conselho Tutelar, além de professores e diretor. E é claro mais uma vez nossas soluções tupiniquim são as mesmas, ao invés de corrigir os bandidos, quer dizer alunos, a proposta foi de espalhá-los em vários colégios, o que é claro, ao contrário de resolver o problema, vai é espalhá-lo por outros colégios. Esta solução parecer com o que ocorre nos presídios brasileiros é mera coincidência (os resultados idem).

Nosso país é prodigioso nessa forma de resolver problemas, escondê-lo, disfarçá-lo, empurrá-lo para frente ao invés de encarar de vez e resolve-lo. Temos uma legislação ultrapassada e que prestigia quem comete o erro. Ninguém é culpado a não ser que tenha filmado, gravado, confessado, não tenha dinheiro para postergar via recursos por anos a fio seu julgamento. Se funciona assim desde cedo e com as maiores autoridades do país a quem temos para recorrer? Normalmente a POLICIA MILITAR,  que percebendo que as leis não funcionam tem que resolver de seu jeito o que normalmente não acaba bem, mas acaba sendo aceito pela sociedade que não vê outra forma de resolver seus problemas.


Mas a culpa não é dos políticos que são grandes safados e mentirosos que não estão nem aí para a população (desculpas aos 3 ou 4 que não se encaixam nesta lista), e sim da população que não sabe votar e principalmente dos pais que não corrigem filhos e os deixam virar vagabundos desde cedo, sem correção ou reprimenda. Que ao ser informados pelos professores que seus filhos estão dando trabalho no colégio, vem ao colégio para brigar com o professor em vez de ensinar o aluno (seu filho) que a autoridade ali é seu professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário