segunda-feira, 8 de agosto de 2011

NOVOS TEMPOS E NOVAS REAÇÕES À AÇÕES VIOLENTAS



Novos tempos exigem novas posturas, e enquanto estas novas posturas não acontecem, percebemos que algo está diferente. Esta semana foi noticiado nos principais meios de comunicação a tentativa de arrombamento de um caixa eletrônico na Zona Norte de São Paulo. O caixa eletrônico ficava dentro de um supermercado e a tentativa ocorreu na madrugada de sexta feira (5).

O azar dos bandidos foi a chegada de policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), que já sabiam que o crime seria realizado e patrulhavam a região. Quando os policiais chegaram, houve reação dos marginais seguindo-se uma intensa troca de tiros. Do total de 15 marginais, seis morreram, cinco no hospital e um no local. Segundo a policia, eles estavam com um maçarico, fuzis, metralhadoras e pistolas. Apesar da troca de tiros, nenhum funcionário do supermercado ficou ferido.

Mas o que se percebe de mudança sobre esta ocorrência onde seis marginais foram mortos pela ROTA? Afinal de contas bandidos mortos pela policia não aconteceu pela primeira vez agora e nem será a última. O que percebi de diferente foi à percepção da população e da mídia sobre o ocorrido. Pouco se falou nos meios de comunicação, fato impensável há alguns anos onde a mídia iria criticar a ação policial por semanas a fio, até o momento em que o comando dos policiais iria informar que todos estariam afastados até o término das investigações sobre o ocorrido, fora organizações não governamentais e OAB, que iriam cair matando contra a Polícia Militar.

Agora, ledo engano se a alguém acha o que está ocorrendo ser bom para os policiais, pois não é. Para a policia melhor seria se não se chegasse a esse ponto, ponto onde a sociedade tolera ações mais violentas, pois já não sabe mais o que fazer, já não sabe a quem recorrer. As leis não funcionam, o Estado se omite, os presídios não seguram nem reeducam ninguém, então sobra para a última linha de frente antes de o bandido entrar nas casas e fazer o que quiser... o POLICIAL MILITAR.

É muito preocupante o que está ocorrendo em nosso país, podemos estar entrando em uma armadinha difícil de sair, ou que tenha um preço muito caro depois. Temos que combater a violência sim, mas não só pela repressão. Nosso serviço como policiais militares é o de evitar a criminalidade através da ostensividade, mas a cada dia, a bandidagem não respeita mais a presença policial já que tem o respaldo da frouxidão das leis brasileiras, e como não existe o respeito a farda, os policias a cada dia tem que ser mais duros no combate à bandidagem, e a sociedade está vendo e nada falando pois é a única luz que elas vêem no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário