sábado, 9 de julho de 2011

Contextualizações sobre segurança pública


Segundo o site G1, na sexta-feira dia 1º de julho nosso vice presidente foi vítima de uma tentativa de assalto em São Paulo. Para muitos justiça divina, mas para nós mortais apenas a constatação de que vivemos em mundos realmente diferentes, e por isso policiais, civis e autoridades brasileiras em geral temos uma concepção tão eqüidistante, sobre segurança pública.

Como policiais verificamos em loco que muito do que se fala não se aplica nas ruas, nossos políticos com seus discursos sobre todos estes fundos e verbas destinadas a segurança são pouco ou mal aplicadas no que realmente importa. Percebemos como o combate à bandidagem no geral é complicada, prendemos as mesmas pessoas tantas vezes que não raramente sabemos seus nomes  e pelo que foram presos a última vez.

Já os civis, estes realmente acham que entendem do serviço policial, tenta nos estereotipar, julgando todos pela ação de algum bandido transvestido de policial, tentam nos ensinar nosso serviço, e ainda nos culpam pelo descalabro das ruas, onde quem realmente rouba, e rouba de verdade, não são estes bandidos que estão nas ruas e sim ladrões engravatados que roubam milhões.

E finalmente nossos poderosos que de nada entendem, principalmente sobre segurança pública, e quando são acometidos por um pouco de realidade como esta situação em que nosso vice-presidente passou, o quadro é outro, ou algum de nós tem um carro com quatro seguranças do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) acompanhando nosso blindado conduzido por um motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário