domingo, 19 de junho de 2011

CARROS, DROGAS E BOLÍVIA

Se já não bastassem as leis que não punem ladrões de carro de forma adequada, deixando os profissionais soltos pouco tempo depois, agora contamos com a ajuda internacional de nosso vizinho presidente da Bolívia.
Evo Morales anunciou semana passada a promulgação de uma lei polêmica que legalizará milhares de veículos contrabandeados. "A partir de hoje, os que tiverem carros sem documentos devem apenas registrá-los, num prazo de 15 dias; depois disso, não vamos perdoar", disse o chefe de Estado, em entrevista à imprensa.
Os parlamentares de oposição, Jaime Navarro e Elizabeth Reyes, consideram que a iniciativa, impulsionada por três parlamentares governistas, apresenta "indícios claros de uma instigação ao crime e à cumplicidade no crime.
Os veículos que entram de contrabando no país estão concentrados, em maioria, nas zonas de produção de coca - Yungas e Chapare - onde circulam sem problemas os carros sem placas.
Segundo cálculos extraoficiais, a legalização dos veículos de contrabando vai gerar ao Estado uma receita de até US$ 200 milhões que, "definitivamente, ajudará a curar feridas causadas pelo déficit fiscal" este ano, opinou Daniel Sánchez, presidente do grêmio empresarial.
Segundo levantamento feito pelo parlamento boliviano, 50 mil veículos que circulam no país entraram por suas fronteiras de forma ilegal. A maioria, carros e motos roubados, inclusive, do Acre.

Inquéritos confirmam que grande parte dos veículos roubados no Brasil, têm como destino a Bolívia. Lá, esses carros e motos são vendidos ou negociados por droga, já que o país é um dos grandes produtores de cocaína do mundo.
Nós somos lesados duas vezes, a primeira que este tipo de atitude incentiva o puxador de carros a continuar no ofício, já que conta com um mercado certo para seu produto, e por outro lado, normalmente os ladrões de carro não trazem dinheiro e sim drogas que é muita mais rentável para eles já que pegam o produto puro e acrescentam vários ingredientes aumentando assim seu lucro.
E depois claro vamos culpar os policiais militares pelo mal patrulhamento, vamos culpar os policiais civis pela péssima investigação, os policiais rodoviários federais por não abordarem os elementos que levam os carros, resumindo a culpa sempre é dos policiais e nunca do presidente, que ao saber de um absurdo desse (apesar de ser em outro país) tem várias formas de pressioná-los e não faz absolutamente nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário