terça-feira, 14 de junho de 2011

TEMPOS MODERNOS, ÉPOCA DE IMAGENS


Num mundo onde celulares e smartphones têm câmeras cada vez mais eficientes, e redes sociais postam informações e imagens instantaneamente, os agentes de órgãos governamentais têm que rever seus conceitos quanto a procedimentos antes adotados de forma rotineira. Temos todos os dias exemplos gritantes, de ações que demonstram atitudes que denigrem nossas corporações. O reflexo para nós, que trabalhamos pautados na Legislação,  de algumas ações isoladas é desolador, e não dá para acharmos que não dependemos da opinião da sociedade. Dependemos e muito, somos corpo desta sociedade e a prova disso é esta situação dos bombeiros do RJ, nossos co-irmãos, que graças à sociedade, sua movimentação e suas reivindicações depois da invasão estão ecoando pelo país inteiro e não apenas focada no crime como queria o governador.

O mal corporativismo tem que acabar, não podemos ser cúmplices de atitudes ilegais em prol de salvaguardar alguns profissionais que não se enquadram na nova realidade de uma policia eficiente e ativa no combate à criminalidade, que coexiste com a sociedade, defendo-a da vagabundagem.

Alguns exemplos deste mundo atual: primeiro um vídeo postado na internet que mostra policiais militares da Zona Norte de São Paulo mantendo contato físico de conotação sexual com mulheres – uma delas sobe, inclusive, no capô do carro oficial – durante uma ocorrência de perturbação do sossego em 2008 chegou recentemente ao conhecimento da Polícia Militar. Mais de dois anos depois, essas imagens estão sendo usadas para reabrir a investigação sobre o caso de indisciplina. Naquela época, o comando responsável pela região chegou a apurar a mesma denúncia, mas como não viu as cenas, só advertiu dois policiais pela conduta inapropriada.uma filmagem onde garotas ficam em cima de uma viatura PM em SP.





e segundo: aqui no DF, onde esta foto de uma viatura do DETRAN-DF que foi postada no facebook.   O DETRAN-DF, já foi questionado por órgãos de imprensa e já estuda punir o infrator administrativamente, além de multa e pontos na carteira. Segue reportagem postada no site correioweb:

Uma foto postada no site de relacionamentos Facebook denunciou, nesta segunda-feira (13/6), uma viatura do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estacionada de forma irregular em vaga destinada a idosos. A imagem mostra o carro do órgão, placa JFO-8658, prefixo DT 33, em frente à uma agência do Banco de Brasília (BRB). Não há informações sobre a data ou horário em que a foto foi registrada, nem sobre a autoria da imagem postada no Facebook.

Procurada pelo Correiobraziliense.com.br, a assessoria de imprensa do Detran-DF informou, por meio de nota, que já identificou o motorista da viatura e verifica a possibilidade de abertura de processo administrativo disciplinar contra o servidor responsável. Ainda de acordo com a nota, o veículo foi notificado e o servidor, além de pagar multa, perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O nome do servidor não foi divulgado.



Confira abaixo a nota na íntegra.

O Detran/DF informa que já foi identificado o motorista da viatura prefixo DT 33, denunciado através de imagem fotográfica, estacionado irregularmente em vaga exclusiva para condutores idosos. Esclarecemos que não compactuamos com a conduta do servidor em questão, ressaltando que este é um caso isolado, pois a atitude está em desacordo com o ideal de respeito às Leis de Trânsito que o Departamento tanto trabalha para divulgar e fiscalizar. O veículo foi notificado com infração prevista no artigo 181 – XVII do CTB e o servidor, além de pagar a multa, também receberá os 03 pontos em sua CNH. A direção-geral da autarquia verifica a possibilidade de abertura de processo administrativo disciplinar contra o servidor responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário